terça-feira, 23 de outubro de 2018

Poema para o Século XXI

Temos visto crescer ultimamente
o egoísmo no coração de muita gente.
Troca-se o TODOS pelo EU.
Troca-se o NOSSO pelo MEU.
O resultado catastrófico dessa operação
se estampa na violência, na intolerância, na exclusão.

Preconceito. Xenofobia.
Racismo. Homofobia. Misoginia.
Frutos de uma árvore que outrora incineramos,
sementes que ameaçam o futuro que esperamos.

É preciso relembrar que a convivência
é parte integrante de nossa essência.
Acolher o outro, respeitar a diversidade
é mais do que mero exercício de alteridade:
é sinal de HUMANIDADE!

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Metamorfose


Eu sou uma mistura de personalidades, personalidades que encontrei ao longo de minha vida e que moldaram meu eu, ocultando de mim mesmo o meu verdadeiro ser. Assim, sucessivamente, eu vou moldando outras personalidades com o que se formou em mim, querendo ou não.
A música inspira e de certa forma modifica e faz o seu eu agir de acordo com o sentimento ali representado, elevando-o acima de sua condição. Com sua beleza ela se torna a trilha sonora da vida de muitos, fazendo o indivíduo sentir com sua melodia e raciocinar com sua letra, entrando em um estado de reflexão ou impulso constante, sem ao menos perceber: tudo ocorre no subconsciente, onde há nossos pensamentos mais profundos, quase que de encontro com o espírito.
A compreensão é inútil para quem não tentar compreendê-la. Tudo é muito mais do que imaginamos. Devemos sempre pensar em consequências, fatos e sentimentos. Somos seres simples, mas que aos olhos de quem não pensa parecemos tão complexos quanto qualquer coisa que ache complicada. Como muitos sofrem para ser feliz, quando a única coisa necessária é querer...

Henrique Silva